avaliações

Índice

Avaliações

18 de Maio de 2015

BrewDog – Punk IPA  avaliada em 08 de Maio de 2015, por Rodrigo Caravita

330 ml

aroma

8.28.28.28.28.2(8.2)

aparência

99999(9)

sabor

8.48.48.48.48.4(8.4)

sensação

8.88.88.88.88.8(8.8)

conjunto

8.88.88.88.88.8(8.8)

8,6


2

Punk IPAAle India Pale Ale Escócia Belgian lace Maracujá Frutada Herbal Lupulomania Amarillo Cítrica Cascade Simcoe American IPA 5.6% ABV 35 IBU Água, malte, lúpulo e levedura

A cerveja é um ícone. IPA clássica com um toque de pós modernismo, seguindo a escola americana, com lúpulos extremamente aromáticos. Leve nada menos do que seis tipos diferentes de lúpulo: Chinook, Ahtanum, Amarillo, Cascade, Simcoe, Nelson Sauvin.

Veja mais

Já tomei tantas vezes esta cerveja que é até difícil avaliar. Realmente é uma cerveja sensacional, um ícone para todos aqueles que adoram lúpulo. Como eu disse na página da descrição da cerveja, ela já foi diferente antes, com mais álcool e mais lúpulo. Tanto que vai ser comum você encontrar, como por exemplo aqui, descrições falando que ela possui 45 de IBU. Mas o site oficial reconhece que ela possui 35 IBU. De qualquer forma, a sensação é realmente uma pancada de lúpulo.

É uma cerveja de um âmbar claro mas opaco. Pelo menos na versão em lata ela era não pasteurizada (processo semelhante ao que passa o leite em caixinha, pra quem não sabe, para evitar contaminação por bactérias), e com um processo reduzido de filtragem. Seu creme é médio-baixo, com presença de belgian lace, e o corpo também é médio-baixo.

No aroma, notas evidentes de maracujá. O lúpulo Amarillo é bem evidente, assim como o Cascade. As notas são levemente herbais e passando pelo cítrico. O malte aparece mais em segundo plano no aroma, com pouco ou quase nada de dulçor sugestivo.

No sabor, mais uma vez é o amargo que predomina, com sabores bastante herbais, remetendo a erva mate. As notas doces aparecem em seguida, mas para logo dar lugar a mais lúpulo e um final amargo e marcante.

Cerveja bem Punk, assertiva, vai direto ao ponto. Excelente cerveja, como praticamente todas as da Brewdog que eu experimentei. Claro, a maioria seguindo o estilo de “Cervejas Extremas”, isto é, forçando os limites ou do lúpulo ou do álcool, em geral.


Ah, segue aqui o arquivo original do rótulo e da ficha da cerveja, disponibilizado no site da Brewdog (é a última imagem da geleria abaixo.

Folder da Punk IPA724 KB

Segue abaixo algumas imagens da degustação, foi no mesmo dia que eu avaliei a Colorado Indica, e também algumas imagens da Punk IPA, detalhes dos seus rótulos, a versão antiga, a versão em lata.

Outras cervejas interessantes

Humming Ale

Ale EUA

5.9% ABV

DUO

Ale Brasil

9.2% ABV