glossário

Índice

Termos

Ale é uma família de cerveja caracterizada pela utilização de cepas de leveduras que fermentam a temperaturas mais elevadas (entre 15º e 20º C). Também chamadas de cervejas de “alta fermentação”, já que durante a fermentação as leveduras costumas se acumular no topo do tanque.

As leveduras utilizadas (Saccharomyces cerevisiae) podem trabalhar bem em temperaturas de até 24º C. Estas cervejas costumam ficar 7 dias em uma fermentação primária e depois passam por uma segunda fermentação mais lenta, a temperaturas mais baixas, para liberar tons mais complexos e amenizar algumas características mais ásperas. A alta temperatura da fermentação seria então responsável por ajudar a liberar mais éster, responsável pelos tons mais frutados da grande maioria das Ales.

“Existem exemplos ainda mais extremos, como as leveduras usadas pela cervejaria Dupont para cervejas saison que fermentam em temperaturas ainda mais altas de 29 °C a 35 °C” (fonte: wikipedia).

Para quem quiser se aprofundar mais, a Wikipedia tem uma história e descrição dos principais estilos de Ales: porter, stout, pale ale, india pale ale, amber ale, irish red ale, barley wine, belgian blonde ale, belgian strong ale, old ale.


Segue aqui dois arquivos interessantes que ajudam a ter uma ideia das famílias e tipos de cerveja.

Cervejas associadas