05 de Abril de 2020
8 Wired – Saison Sauvin avaliada em 27 de Dezembro de 2017, por Rodrigo Caravita
Wbeer
330 ml
nº
49
Cerveja do estilo Saison, um pouco mais alcoólica que o habitual e feita com os lúpulos neozelandes Nelson Sauvin e Motueka.
Cerveja comprada pelo clube de cervejas da Wbeer, que já não existe mais – imagino que tenha virado o atual Clube do Malte. Infelizmente é uma cerveja que, atualmente, não é tão fácil de encontrar no Brasil, assim como as outras dessa excelente cervejaria. Mas é algo que faz parte do mercado – e a vantagem desses clubes – um certo giro de marcas que são importadas, e isso tem muito a ver com o preço do dólar que, atualmente, nos convida a conhecer melhor o excelente e cada vez maior cenário brasileiro. Mas bom, isso é assunto pra outra postagem.
Essa cerveja é uma Saison que facilmente poderia ser chamada de uma Imperial Saison ou Double Saison, pelo seu caráter mais alcoólico que o habitual. A própria cervejaria diz, na descrição da cerveja, que colocou o dobro de malte que em uma receita de Saison habitual. A sua aparência é levemente dourada, um pouco opaca, com creme médio e de média persistência. Com alguma presença de Belgian Lace – as famosas marcas do creme que ficam na lateral do copo.
O aroma é o grande destaque da cerveja, com notas herbais em predomínio, com algum destaque para hortelã. Um pouco de biscoito, uvas brancas e com um funky evidente, trazendo um leve azedo. Tudo isso complementado por notas de lúpulos cítricos, com um leve toque de limão.
O sabor também é maravilhoso e surpreendente. Revelando mais as notas azedas, o famoso funky, levemente ácida e com um final seco e um pouco picante. Sensacional. Corpo leve e altíssima bebabilidade (drinkability). Uma excelente cerveja com 7% de álcool muito bem inseridos em uma cerveja que valoriza demais o lúpulo Nelson Sauvin e também as leveduras belgas e francesas utilizadas, que trazem essas notas azedas maravilhosas. Muito bem equilibrada.