03 de Abril de 2020
Le Trou du Diable – La Buteuse - Brassin Spécial avaliada em 12 de Junho de 2018, por Rodrigo Caravita
Wbeer
750 ml
2018
nº
48
Versão especial da la Buteuse, uma bela tripel, fermentada com três diferentes tipos de levedura e envelhecida por seis meses em barris de carvalho.
Uma cerveja que, como já dissemos aqui, é feita com três tipos diferentes de levedura e descansa por seis meses em barris de carvalho que antes armazenaram conhaques de maçã. Trata-se de uma edição especial da La Butuese, essa um pouco mais alcoólica (11.5% versus 10%) e passando por esse processo de envelhecimento em barris de carvalho.
Na aparência, cor âmbar turvo, alaranjada, quase um ocre. Com um creme médio, bege de excelente persistência e bela formação. Bolhas pequenas e uniformes. Formação de algum belgian lace. Aparência incrível.
O aroma diz ao que veio também e continua mostrando a excelência da cerveja: notas de toffee (caramelo), maçã, baunilha e pêssego. Um aroma extremamente rico e complexo, que nos convida a descobrir a cada vez uma nota diferente.
Já no sabor, percebemos algumas notas fenólicas (cravos e especiarias), algo levemente azedo, oriundo da fermentação, com algumas notas defumadas unindo-se a um final levemente seco.
Carbonatação média-alta. Corpo médio-alto. Uma cerveja excelente, que pouco deixa aparecer o alto teor alcoólico de 11.5%. Vale cada gole.