glossário

Índice

Termos

Um estilo de cerveja belga, de origem trapista, com um teor alcoólico e um corpo elevado. Segundo o guia da BJCP: “uma ale Trapista um pouco condimentada, seca e forte, com um agradável sabor arredondado de malte e um amargor firme. Muito aromática, com notas condimentadas, frutadas e leve álcool que combinam com o limpo caráter sustentador do malte para produzir uma bebida com surpreendente drinkability, considerado o alto nível de álcool”.

Conta-se que o estilo foi popularizado pelo mosteiro trapista de Westmalle, em 1934, quando eles produziram um cerveja clara, aromática e de elevado teor alcoólico. As cervejas belgas até então poderiam ser agrupadas em três categorias:

  • Ekel (básica)
  • Dubbel (dupla – supostamente com o dobro de malte utilizado na receita básica)
  • Tripel (tripla)

Informações do guia da BJCP

Aroma

Complexo bouquet com um caráter condimentado moderado a significativo, ésteres frutados moderados e aromas baixos de álcool e de lúpulos. Generosamente condimentada, apimentado e às vezes com fenóis como de cravo. Os ésteres são uma reminiscência a frutas cítricas, como laranjas, mas pode, por vezes, ter um caráter suave de banana. Geralmente é encontrado um baixo mas distinto caráter de lúpulo floral, condimentado e, às vezes perfumado. Os álcoois são suaves, picantes e de baixa intensidade. O caráter de malte é leve, com uma impressão suave e ligeiramente granulada-doce ou similar a mel. Os melhores exemplos têm uma interação contínua e harmoniosa entre o caráter da
levedura, do lúpulo, do malte e do álcool.

Sabor

Casamento de sabores condimentados, frutados e álcool com o apoio de uma suave e bem arredondada impressão maltada de grãos doce, ocasionalmente, com uma nota de mel muito leve. Baixos a moderados fenóis apimentados no caráter. Os ésteres são uma reminiscência de frutas cítricas, como laranja ou, às vezes, limão, de baixa a moderada. Um baixo a moderado caráter de lúpulo picante é normal. Os álcoois são macios, picantes e de baixa intensidade. O amargor é geralmente de médio a alto com uma combinação de amargor de lúpulos e compostos fenólicos produzidos pela leveduras. A carbonatação substancial e o amargor tendem a um final seco com um retrogosto moderadamente amargo e com um carácter substancial de levedura condimentado-frutado. O sabor granulado-doce do malte não implica nenhum dulçor residual.

Características Vitais

OG: 1.075 – 1.085
FG: 1.008 – 1.014
IBUs: 20 – 40
SRM: 4.5 – 7
ABV: 7.5 – 9.5%

Cervejas associadas