glossário

Índice

Termos

A primeira divisão que se faz para se classificar uma cerveja diz respeito quanto ao tipo de fermentação utilizado. Costuma-se dividir em três famílias: lager, ale, e mista/indefinida.

Lager, em alemão, pode significar coisas como “cama”, “adega”, “estoque”, “armazenamento”. Derivação do termo lagern.

Esta família caracteriza-se especialmente por um processo de fermentação realizado a temperaturas mais baixas, entre 5º e 14º graus. Além disso as cervejas lager costumam passar por um tempo de descanso (lagering) para estabilizar, amadurecer e/ou suavizar a cerveja (cerca de 30 dias).

Apesar de não ser uma regra geral, as cervejas lager, também chamadas de cervejas de “baixa fermentação”, tem como característica de, no processo, acumularem as leveduras no fundo do tanque de fermentação, diferentemente das ales, que ficariam no topo do tanque (e por isso seriam também chamadas de “alta fermentação”).

Alguns tipos de Lager

Costuma-se pensar, erroneamente, que as cervejas desta família são cervejas mais leves, menos complexas, já que as baixas temperaturas diminuiriam a produção de complexos aromáticos e frutados. Mas existe uma gama de cervejas lagers hoje em dia que são extremamente complexas, fortes (tanto em termos alcoólicos quanto em corpo), aromáticas: malt liquors, bocks, doppelbocks, imperial pilsners, rauchbiers, vienna lagers.

Pra quem quiser se aprofundar, aqui tem algumas informações mais detalhadas sobre a história do estilo.


Segue aqui dois arquivos interessantes que ajudam a ter uma ideia das famílias e tipos de cerveja.

Cervejas associadas