glossário

Índice

Termos

A Gose é um tipo de cerveja ácida, com alta carbonatação, pouco amargor, levemente salgada, com notas de coentro. Em suma, um estilo extremamente refrescante de cerveja que teve sua origem na cidade de Leipzig, Alemanha, durante a Idade Média, na cidade de Goslar no rio Gose. “Diz-se que em Leipzig havia 80 casas de Gose em 1900. A produção diminuiu significativamente após a Segunda Guerra Mundial e terminou completamente em 1966. A produção moderna foi reavivada em 1980, mas não é amplamente disponível e fácil de encontrar” (BJCP).

É um estilo não muito comum, porém, nos últimos anos, com o maior interesse do público em cervejas mais azedas, as sours, a Gose é um dos estilo que tem ganhado o coração dos aficionados, sobretudo no Brasil e nos EUA, no verão. Isso porque trata-se de uma cerveja muito refrescante, com pouco teor alcoólico e com muita personalidade. Tem aroma levemente frutado, com acidez perceptível, com a presença do coentro trazendo notas cítricas, e tudo isso aparece no sabor – como se estivéssemos tomando um chá gelado com algumas gotas de limão e sal.

Historicamente era produzida em tanques abertos, com fermentação espontânea, o que trazia leveduras e bactérias a cerveja que acarretavam nas notas ácidas e azedas. Hoje em dia essas leveduras são adicionadas durante o processo de fabricação. Desconheço se existem ou não cervejarias que a produzem com o antigo método. É um estilo que desapareceu durante a segunda guera, depois voltou a reaparecer, desapareceu novamente em 1988 e novamente reapareceu – sendo sobretudo fabricada fora da Alemanha, principalmente nos EUA. Mas é um estilo que vem ganhando o paladar do público brasileiro também.

Mais algumas informações do guia da BJCP

Ingredientes característicos

Malte Pilsner e de trigo, restrito uso de sal, sementes de coentro e lactobacillus. O coentro deve ser fresco, ter um caráter cítrico (limão ou laranja amarga), notas brilhantes, sem vegetais ou aromas similares a aipo ou presunto. O sal deve ter um caráter como de sal marinho ou sal fresco, sem metálico ou iodo.

Comparação de estilos

A acidez percebida não é tão intensa como na Berliner Weisse ou em uma Gueuze. O uso de sal, coentro e lactobacillus é restrito, não deve ser muito salgada. O aroma de coentro pode ser muito similar a um Wibier. Turbidez semelhante a de uma Weissbier.

Características vitais

OG: 1.036 – 1.056
FG: 1.006 – 1.010
IBUs: 5 – 12
SRM: 3 – 4
ABV: 4.2 – 4.8%

Cervejas associadas