29 de Março de 2020
Loba – Paraíso avaliada em 23 de Dezembro de 2018, por Rodrigo Caravita
355 ml
2018
nº
44
Uma cerveja para tomar aos montes, no calor, na praia, na beira da piscina. Estilo de cerveja azeda, feita com adição de sal e sementes de coentro. Essa versão mexicana leva também frutas da estação.
A cor é amarelo palha, mas bem opaca, até um pouco demais para o estilo, remetendo quase a uma Juicy IPA. Não tem muito creme e o pouco que tem se dissipa rapidamente. Algo que faz perder um pouco de pontos na aparência porque, se pensarmos nas goses mais tradicionais, temos normalmente a presença de mais creme. Mas, mesmo assim, eu gostei muito da aparência, principalmente por este ar mais moderno proposto, com a adição de frutas, e realmente por incorporar essa ideia de uma Juicy (mais frutada, mais turva) num estilo como a Gose (uma cerveja sour, azeda, salgada).
Como disse da página da cerveja, ela é feita com frutas da temporada, normalmente goiaba ou tuna, mas que pode variar de acordo com a estação. Nessa eu senti bem forte a presença de manga, seguido também de goiaba, maracujá e algo de limão. Arrisco dizer que a fruta usada foi a goiaba mesmo, e que a manga e o maracujá vieram por conta dos lúpulos utilizados e o limão por conta da semente de coentro e das leveduras.
O sabor vem como manda o figurino: azedo, levemente salgada, mas trazendo um frutado persistente. O final é levemente seco e deixa na boca o azedo, com um retrogosto que nos lembra limão.
O corpo é leve/baixo, com carbonatação média. Uma cerveja extremamente fácil e prazerosa de beber, principalmente nos dias mais quentes do ano, na beira da praia ou da piscina, num fim de tarde de verão.