blog

Índice

Postagens

15 de Maio de 2020  –  atualizado em 18 de Maio de 2020

 – por Rafael

Sagrado Lúpulo Apresenta: Cervejaria Ravache

Com esta primeira matéria inauguramos a série: Sagrado Lúpulo Apresenta. A ideia é trazer uma série de materiais sobre cervejarias do Brasil, em geral não muito conhecidas no mainstream. As matérias foram elaboradas a partir de um questionário respondido pelas próprias cervejarias e, claro, a partir do nosso conhecimento e experiência pessoal. Cabe mencionar que não recebemos nada para a realização das matérias – elas foram realizadas com o simples intuito de gerar material de qualidade para o site, para que as pessoas possam conhecer cada vez mais desse universo que não para de crescer no Brasil.

Para mim é uma honra falar dessa cervejaria, ela mora no meu coração por ter sido fundada e permanecer até hoje na cidade de Caieiras na região metropolitana de SP, cidade na qual eu nasci e cresci. Hoje moro na cidade vizinha, mas a cervejaria fica a 10 minutinhos de casa.

A cervejaria já nasceu com história, Ravache era o nome de uma antiga cervejaria que funcionava em ITU, interior de SP, no início do século XIX, esse foi o nome que o Sr. Geraldo Guitti escolheu para a cervejaria, quando em 2011, lançou o primeiro rótulo: A Ravache Gold.

Uma cervejaria que permanece até hoje mantendo sua cultura e valores que prezam pela qualidade de seus produtos, respeito ao ser humano e o meio ambiente, buscando ser reconhecida como uma das melhores empresas no segmento de bebidas.

Como comentei acima, a linha de cervejas puro malte Ravache possui fábrica própria na cidade de Caieiras-SP, com uma planta automatizada baseada na tecnologia alemã de fabricação com excelente rendimento, o que contribui para a padronização da qualidade das cervejas e para alcançar a capacidade de fabricação de 300.000 litros por mês.

Hoje a fábrica possui cerca de 50 funcionários e contam com o mestre cervejeiro Gustavo Assoni que é o responsável por dar vida aos 5 rótulos da cervejaria: Ravache Gold, Ravache Dunkel, Ravache IPA, Ravache Pilsen e Ravache Weiss.

As cervejas são inspiradas nas receitas clássicas alemãs, seguindo a Lei de Pureza Alemã de 1516, a Reinheitsgebot, que só permitia a utilização de água, malte (inicialmente só de cevada e futuramente atualizada para permitir outros cereais maltados) e lúpulo na cerveja. Os nomes são inspirados em seus estilos que buscam atender a demanda de consumo para todas as ocasiões.

O designer dos rótulos segue um estilo mais tradicional, com uma pegada vintage, com cores marcantes e o slogan: “Tradição e qualidade levadas a sério!”. O ponto mais marcante no rótulo é o brasão da família detentora da marca, a águia segurando as duas principais matérias-primas das cervejas, o malte e o lúpulo.

As cervejas Ravache Gold, Dunkel, IPA e Weiss possuem a certificação do selo Hops from Hallertau, reserva localizada na região da Baviera (Alemanha), onde são produzidos os melhores lúpulos do mundo, garantindo a qualidade dos lúpulos utilizados em suas receitas. Já o estilo Pilsen, é produzido com o lúpulo Saaz, originário da República Tcheca.

Outra particularidade é que a Ravache IPA é produzida com 6 variedades de lúpulos e apesar de cítrica, possui o amargor na medida certa, já que é utilizado um blend de lúpulos alemães (Hallertau) que juntos resultam em um perfil de aroma cítrico, herbal e levemente mentolado.

Particularmente, minha cerveja favorita da cervejaria é a Ravache Dunkel, que apresenta uma cor âmbar linda é feita com uma variedade de 5 maltes especiais, que trazem para a cerveja, principalmente, notas de chocolate e malte tostado, além de aromas com notas florais provenientes do lúpulo utilizado. É uma cerveja surpreendente, de um estilo alemão bem tradicional (pleonasmo, hehe) e pouco produzido no Brasil.

A Cervejaria Ravache distribui suas cervejas nos estados de SP e RJ, mas está nos planos da cervejaria o lançamento de um e-commerce para atendimento de todo o território nacional. Nos próximos anos a cervejaria pretende continuar com o crescimento no volume de vendas e melhorar a presença e visibilidade da marca no mercado.

Está nos planos também a criação de novos rótulos e receitas. O último lançamento foi em 2019: a Ravache Pilsen, um estilo de cerveja que é uma paixão nacional. É uma cerveja clara, puro malte, com baixo amargor e extremamente refrescante.

O slogan “Tradição e qualidade levadas a sério!”, é um belo resumo do que conhecemos sobre a cervejaria após a entrevista, fica claro o foco na qualidade de seus produtos sem perder a preocupação com a tradição.

Se quiser conhecer mais sobre a cervejaria, aproveite para fazer uma visita: ela acontece às terças, quintas e sábados e é necessário agendar através do site.