blog

Índice

Postagens

13 de Novembro de 2018  –  atualizado em 21 de Março de 2020

 – por Rodrigo Caravita

México (ou, uma retomada)

Quando este site foi lançado, em maio de 2015, a ideia era disponibilizar conteúdo de qualidade sobre o universo de cerveja artesanal no Brasil, com notícias, avaliações de cervejas, participações em eventos, informações variadas etc.

Em um primeiro momento tive que realizar uma série de adaptações no pŕoprio site (layout e tecnologia) para que ele pudesse cumprir o seu objetivo. Como tenho conhecimentos em programação, eu mesmo fiz as alterações necessárias. Depois disso, com meu ingresso no doutorado em 2016 (ainda vigente), não consegui subir os conteúdos desejados, e, somado a motivos pessoais, decidi deixá-lo congelado.

À parte disso, continuava tomando minhas cervejas e buscando me inteirar desse universo que cada dia crescia mais. Tarefa que tive que conciliar com o doutorado e agora com os cuidados da minha filha e família. Enquanto isso, as mais de mil avaliações de cerveja que possuo, desde quando comecei me interessar pelo assunto, em 2005, ficavam ali, gritando no meu ouvido: “compartilhe isso”.

Acredito que agora, com uma série de mudanças na minha vida, inclusive de país, chegou o momento de retomar este projeto e compartilhar algumas de minhas opiniões sobre cerveja, bem como ir construindo esta pequena enciclopédia pessoal. Espero que apreciem. Ah, também estamos no Instagram agora, sigam a gente lá: @sagradolupulo.

Fonte de inspiração

México

No começo de 2018, como parte de meu doutorado, fui aprovado para fazer uma espécie de intercâmbio no México, de 1 ano. Chegamos aqui, em Guadalajara, na metade de julho. Os primeiros meses foram uma imensa correria: encontrar uma casa mobiliada para alugar, encontrar uma creche para Olívia, aulas, seminários, alguns trabalho de campo, e, no pouco tempo livre, conhecer um pouco da cidade e da região.

Claro que já pude tomar algumas cervejas nacionais e visitar alguns bares, mas, só agora, com a rotina estabilizada e com o período letivo chegando ao final é que vou poder me dedicar com mais afinco às três atividades principais aqui: pesquisa, turismo e cerveja.

No caso, esta última é a que mais interessa pra vocês, leitores, mas, seria muito chato falar apenas das cervejas que já tomei, ficar subindo estas centenas de avaliação que já tenho. Então, espero poder falar muito das cervejas mexicanas que tenho tomado e de como anda o cenário por aqui – bastante promissor, eu diria, para começar: cervejas com marijuana, con mezcal (um destilado feito a partir da agave, mesma matéria-prima da tequila) e, claro, muitas cervejas com pimenta e também com forte influência da escola cervejeira americana – as NEIPA que estão tão em moda.

O custo das cervejas por aqui, tanto as nacionais quanto as importadas dos EUA são bem em conta que no Brasil, então, pretendo aproveitar este período para me focar em cervejas desses dois países, especialmente a grande variedade que não chega ao Brasil. Pelo Instagram (@sagradolupulo) também pretendo postar fotos e stories dos bares e da cultura local. Espero que desta vez possa manter o impulso e a energia e não sucumbir no meio do caminho. Como dizem por aqui: ânimo. E, claro, cheers!