25 de Julho de 2015
Ayinger Brewery – Celebrator avaliada em 19 de Julho de 2015, por Rodrigo Caravita
Pão de Açúcar
R$ 11,79
330 ml
nº
16
Uma das melhores e mais premiadas doppelbock do mundo. Cerveja forte, escura, de baixa fermentação, com notas tostadas e frutadas, creme denso e persistente.
Simplesmente uma das melhores doppelbocks que já tomei. Esta cerveja é maravilhosa, sensacional. Com este preço então, é pra comprar de caixa e estocar. Nunca tinha achado esta cerveja por aqui e confesso que nem a conhecia, depois de tomar e ficar maravilhado é que fui ler sobre a cervejaria e sobre esta cerveja em especial, que é super exportada para os EUA, principalmente.
A cerveja possui uma cor marrom bem escura, creme bege bastante denso e persistente, com formação de bolhas médias/pequenas. Linda aparência.
No aroma, notas de toffee (caramelo), maltes tostados, um pouco de manteiga, ameixa, chocolate amargo e um leve defumado. Notas de abacaxi também, com um aroma levemente cítrico (crédito pra Elisa, minha companheira, que apontou este aroma). Um aroma super complexo e rico, alguns falam que tem também um quê de toucinho, que confesso não ter percebido – mas sim, há um leve defumado que pode remeter ao toucinho.
A cerveja possui corpo médio, boa carbonatação e é bem aveludada, uma excelente sensação na boca, vem bem a calhar em dias mais frios. Não é tão potente no álcool, então dá pra tomar algumas na sequência, porque ela possui uma excelente “bebabilidade” (drinkability).
No sabor, destaca-se o chocolate meio amargo, com uma entrada levemente doce (caramelo) e um pouco azeda (iogurte?). Bem agradável. A cerveja então vai crescendo, o álcool vai aparecendo aos poucos, notas levemente cítricas e termina com uma leve secura. Muito rica. Uma das melhores cervejas que já tomei, sem sombra de dúvidas.
Celebrator Destaque para o creme