21 de Junho de 2015
Brooklyn Brewery – Brooklyn Brown Ale avaliada em 26 de Abril de 2015, por Rodrigo Caravita
Pão de Açúcar
355 ml
nº
10
Cerveja feita com 6 tipos de maltes diferentes, levemente torrada, adocicada e com presença de lúpulos americanos: Willamette, American Fuggle, Cascade.
Normalmente é uma cerveja encontrada por um preço bem acessível, algo entre 9 e 12 reais, nos supermercados. Acho as cervejas das Brooklyn, todas, um dos melhores custo-benefício do mercado, atualmente, além de serem cervejas incrivelmente assertivas.
Esta possui um aroma extremamente rico, com notas de chocolate em primeiro plano, seguido de um aroma de toffee (caramelo). Notas frutadas também aparecem com destaque no aroma, algo entre pera (sim, sem acento mesmo de acordo com a nova regra gramatical) e abacaxi (um pouco de ameixa talvez?). Café – que aparecerá com maior destaque no sabor – aroma levemente amadeirado, super instigante mesmo. Não percebi imediatamente, mas vai se revelando aos poucos, conforme a cerveja vai esquentando e descansando, aparecem notas defumadas, que remetem a fumaça mesmo, ou seja, não são notas de bacon defumado, como muitas rauchbiers.
Brown Ale Destaque para o creme persistente
A Brown Ale, como era de se esperar, possui uma cor marrom bem escura e opaca, com creme entre médio e denso e de boa duração. O corpo, por sua vez, é médio-leve com uma carbonatação média-baixa. Apresenta também a famosa Belgian Lace – a característica do creme (espuma) ficar marcado durante o consumo. Aqui tem umas imagens ótimas e autoexplicativas da característica – algumas bem acentuadas inclusive, a da Brown Ale é bem mais sútil.
No sabor, as notas do aroma de caramelo, chocolate e café se revelam com mais intensidade. Ela apresenta um final levemente seco, que remete a café. Notas suavemente cítricas e condimentadas também aparecem.
Junto da cerveja comi um doce de banana da terra, colhida aqui no quintal de casa mesmo, preparado com açúcar, cravo e canela. Caiu super bem na minha opinião, porque valorizou a parte doce da cerveja ao mesmo tempo que o retrogosto amargo ficou mais marcante.