glossário

Índice

Termos

A saison tem sua origem na Bélgica francófona, na região de Hainaut. O termo, em francês, significa estação ou temporada. Conta-se que a cerveja era fabricada no inverno e então armazenada até o verão, quando então era consumida por trabalhadores sazonais que iam trabalhar na colheira, os saisonniers.

Trata-se de uma cerveja leve, com pouco teor alcoólico, em geral entre 3,5% e 5%, embora as versões renovadas do estilo, de influência norte-americana, possam apresentar graduações elevadas. Bastante frutada e condimentada, com final seco e refrescante e alguma acidez. Pensem numa cerveja pra tomar num dia de trabalho no campo.

Segundo Michael Jackson, no guia da cerveja da Zahar, o estilo quase desapareceu nos anos 80/90, mas agora passa por uma renovação, e, na Bélgica já são produzidas em outras províncias e também em Flandres, além das versões produzidas mundo afora, principalmente nos EUA. A clássica representante do estilo é a Saison Dupont, produzida desde 1920.

Segundo o BJCP, é uma “uma ale belga clara, refrescante, muito atenuada, moderadamente amarga, de intensidade moderada e com um final muito seco. Normalmente altamente carbonatada,
usando outros cereais além da cevada e especiarias opcionais para a complexidade, como complemento para o caráter expressivo da levedura, que é frutado, condimentado e não demasiadamente fenólico”.

Pode ser muito aromática, frutada, condimentada, mais ou menos lupulada, mais ou menos ácida. Pode apresentar inclusive aromas e sabores de biscoito… enfim, é um estilo que admite uma enorme variedade de características, sendo inclusive difícil definir o que é uma saison. O que todas devem compartilhar, obrigatoriamente, é um final seco e a refrescância – é uma cerveja para ser bebida num dia de trabalho no campo. Ponto.

Cervejas associadas