blog

Índice

Postagens

10 de Dezembro de 2020  –  atualizado em 11 de Dezembro de 2020

 – por Rafael

Sagrado Lúpulo Apresenta: Kremer Cervejaria

Está no ar o “Sagrado Lúpulo Apresenta”. A ideia é trazer uma série de materiais sobre cervejarias do Brasil, em geral não muito conhecidas no mainstream. As matérias foram elaboradas a partir de conversas e questionários respondidos pelas próprias cervejarias e, claro, a partir do nosso conhecimento e experiência pessoal. Hoje falaremos de uma cervejaria do interior de São Paulo, que tem muito orgulho de sua brasileiridade, mas que tem uma grande influencia da escola alemã.

A cervejaria Kremer foi fundada em 8 de Fevereiro de 2009 na cidade de Morungaba, interior de São Paulo por João Leite, que além de ser o fundador, exerce o papel de diretor e também mestre cervejeiro.

Segundo a cervejaria, a escolha por situar a fábrica em Morungaba aconteceu pela cidade ser considerada uma Estância Cismática do Estado de São Paulo. Vizinha do Circuito das águas Paulistas, a cidade é abastecida pelo Aquífero guarani, que oferece águas de altíssimo grau de pureza, trazendo qualidade superior aos produtos que produzem.

Há uma curiosidade bem bacana em relação a origem do nome da cervejaria, trata-se de uma homenagem a Henrique Kremer um colono alemão, que segundo dados históricos fundou a a Cervejaria Bohemia que engarrafou a primeira cerveja brasileira para consumo industrial em 1853 em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Notamos mais uma vez a relação Brasil/Alemanha, dessa vez na origem do nome da cervejaria.

Uma das coisas que mais admiro na Kremer é a sua missão e seus valores. A missão deles é bem clara : “matar a sede dos consumidores com um papel diferenciado e de referencia no setor”, uma cervejaria que tem como missão matar a sede dos consumidores, tem tudo pra ter sucesso, não acham?

Em relação aos valores que prezam, eles destacam que trabalham para que todas as relações que possuem sejam embasadas por ética, respeito e honestidade, tendo um compromisso com o crescimento e o resultado coletivo e individual de cada um que compartilha parte de sua história com eles.

Um dos grandes orgulho da Kremer é ser uma empresa 100% brasileira com uma origem alemã que preza para que todo o processo de fabricação de cerveja seja feito de forma artesanal, mas afirmam que o processo fabril esta em constante processo de inovação, eles cuidam desde a seleção da matéria prima até o produto final para que ele sempre siga as leis da pureza alemã.

Como comentamos no inicio da matéria a cervejaria foi fundada na cidade de Morungaba e é lá que esta a fabrica própria da Kremer com cerca de 50 funcionários.

Ainda não tive a oportunidade de fazer uma visita na fabrica, mas pelo que vi em fotos, ela é sensacional. Até antes da pandemia eles tinham um tour guiado pela fábrica, mas que atualmente está em stand by. Ele funcionava em grupos de 25 pessoas, com data previamente agendada onde era apresentada a história da empresa para que depois fosse feito um tour guiado pela fábrica, terminando com a degustação de todos os rótulos e acesso a boutique Kremer para compras de itens do universo cervejeiro. Eu particularmente amo esses tours, e você?

Por falar em rótulos e degustações, antes de 2017 a Kremer trabalhava exclusivamente com a produção de Chopp, onde o carro chefe sempre foi o Pilsen. Porém em 2017 eles perceberam que o mercado estava bem aquecido e a demanda por cervejas especiais subia exponencialmente, então lançaram a sua linha de cervejas especiais: Kremer Golden – medalhista de Ouro na categoria de American Lager e também eleita a melhor cerveja do evento no Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) de 2018 – , Kremer Dunkel, Kremer Witbier e Kremer Weiss.

A primeira cerveja que tomei da Kremer foi a Kremer IPA – lançada em 2018, medalhista de Ouro no Mondial de La Biere de SP de 2018 – e foi amor a primeira vista, é uma das IPAs com a apresentação mais bonita que eu tive a oportunidade de provar. Trata-se de uma English IPA intensa e marcante, com uma coloração âmbar escuro e translúcido, com uma formação abundante de uma espume densa de cor bege. É linda demais de se ver e gostosa demais de se tomar.

Os últimos rótulos lançados foram a Kremer Stout e Kremer Red Ale, infelizmente ainda não tive a oportunidade de experimentar. Uma curiosidade não tão divertida sobre o lançamento dos novos estilos, é que por conta da pandemia eles tiveram um atraso de 3 meses para o lançamento em relação ao que tinham previsto, mas que bom que deu certo, nós agradecemos!

A inspiração para as receitas é de origem alemã. Recentemente eles perceberam que os rótulos necessitavam de uma modernização e a fizeram, mas mesmo assim mantiveram o cuidado para que o produto ainda tivesse um ar clássico e tradicional muito presente na marca. Eu gostei demais dos novos rótulos, o da Kremer Witier – Medalhista de Prata na categoria Witbier no Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) 2018 – para mim, foi o que ficou mais bonito. De qual vocês mais gostaram?

Sobre novos lançamentos, a Kremer nos disse que o João Leite , mestre cervejeiro, está sempre preparando um novo estilo, seja para concurso ou para integrar a linha de cervejas especiais. Porém na programação a curto prazo da cervejaria há previsto apenas o lançamento das cervejas de linha em versões lata. Já estou curioso para ver como vão ficar!

Hoje a distribuição da Kremer é mais focada na região sudeste do Brasil, principalmente no interior do estado de São Paulo, além de terem pontos de distribuição em Curitiba, Rio de Janeiro, Vitória da Conquista, Três Corações, Varginha, Goiânia e Rondônia. Para 2021 estão nos planos da cervejaria uma expansão territorial para que as cervejas sejam encontrada nos demais estados do Brasil.

Ainda falando em planos futuros, um dos grandes objetivos a longo prazo da Kremer é ficar entre as top 3 cervejarias artesanais do Brasil, seja em termos de qualidade, capacidade fabril ou awarness de marca. Uma meta ambiciosa, mas que tem tudo para ser atingida!

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a história da Kremer, no site deles, vocês terão a acesso a mais informações e também detalhes sobre as características de cada uma das cervejas que produzem.

Prost e até a próxima !