blog

Índice

Postagens

11 de Novembro de 2020  –  atualizado em 13 de Novembro de 2020

 – por Rafael

Sagrado Lúpulo Apresenta: Wonderland Brewery

Está no ar o “Sagrado Lúpulo Apresenta”. A ideia é trazer uma série de materiais sobre cervejarias do Brasil, em geral não muito conhecidas no mainstream. As matérias foram elaboradas a partir de conversas e questionários respondidos pelas próprias cervejarias e, claro, a partir do nosso conhecimento e experiência pessoal. Hoje falaremos de uma cervejaria que rebelou-se contra o status quo, que fala muito de autodescoberta e que não vê problema algum em ser louco, afinal de contas todos temos um pouco de loucura.

A Wonderland Brewery foi fundada em 2018 no Rio de Janeiro pela siberiana Anna Lewis, pelo americano Chad Lewis e pelo brasileiro Pedro Fraga. O encontro dos três envolve Rússia, Estados Unidos e Brasil, porém a influencia da escola cervejeira Americana fala mais alto.

A primeira vez que vi o nome da cervejaria e a identidade visual dos rótulos, pensei: Nossa, parece que eles usam uma temática de Alice no país das Maravilhas – e eu estava certo – só não sabia que por trás de toda a temática havia um significado sensacional. Eles batizaram a cervejaria com o nome Wonderland porque para eles a história do País das Maravilhas é sobre a jornada de uma pessoa na vida, fala sobre exploração, curiosidade, ousadia e rebelião contra a conformidade. Essa filosofia também reflete o espírito do movimento da cerveja artesanal.

E essa filosofia, valores e significado inspiradores não param por ae, achei sensacional uma citação do Chad, um dos sócios fundadores:

“A história do Pais das Maravilhas é a da autodescoberta numa terra mágica. Somos definidos pela sociedade ou podemos nos definir? Na Wonderland Brewery acreditamos que nossas escolhas fazem de nós quem somos e que essas escolhas também traçam o nosso destino. Nós temos sede de uma vida menos ordinária, nós temos sede de personalidade. Vivemos pela nossa essência criando cervejas extraordinárias que permitem o consumidor achar um sabor que se encaixa com a sua personalidade.”

Como não ficar inspirado depois de conhecer um pouco sobre o nascimento da cervejaria? Autodescoberta, curiosidade, viver pela nossa essência e personalidade, são palavras que nos dão sede e forças para nos rebelarmos contra o status quo e é isso o que a cervejaria faz, criando sua própria realidade onde não há problema algum em ser louco.

Por falar em criar, como podem perceber a cervejaria é inspirada no livro Alice no País das Maravilhas e para alguns personagens do livro eles criaram uma cerveja. Os personagens servem como inspiração para a receita, eles pensam principalmente em que tipo de personalidade esse personagem tem e qual tipo de cerveja refletiria melhor sua personalidade, assim nascem suas criações.

Podemos ver isso em prática nos dois primeiros rótulos que a cervejaria lançou , Curiouser and Curiouser , que teve como inspiração a personagem Alice que é a curiosa e acaba de cair na toca do coelho e inicia sua jornada no país das maravilhas das cervejas artesanais. Por isso criaram um IPA suave com pêssego e damasco que equilibram o amargor para o paladar dos iniciantes.

O segundo rótulo é Timeless Porter , que teve como inspiração o personagem do Coelho que é uma criatura criativa obcecada por suas invenções e usa chocolate e café como reforço. Então, criaram uma American Porter, que tem caramelo e lactose que para alguns lembra chocolate ao leite, para alguns um Caramel Macchiato da Starbucks e, para outros, um mercado de Natal na Alemanha.

Aqui abro um parêntese, pois a Timeless Porter foi a primeira (e única, preciso mudar isso!) cerveja que experimentei da cervejaria, tive a oportunidade de degusta-la no Slow Brew 2019. Confesso que até aquele dia não conhecia a cervejaria, mas a identidade visual do stand e criatividade em cada uma das receitas me chamou a atenção e tive que experimentar um das cervejas que estavam disponíveis. Até hoje tenho um adesivo que ganhei, acabei de dar uma olhada nele e tem a frase: Sede de Personalidade. Bela frase, não é mesmo?

Voltando para os rótulos, todos eles nascem depois que Pedro, Anna e o Chad juntos pensam sobre o que gostariam de fazer em uma cerveja. Depois de ter uma ideia e uma receita, começam a pensar em como essa cerveja se encaixa na tradição do País das Maravilhas e qual o personagem que melhor se identifica com ela. E o Chad nos lembra que: ”sede de personalidade é um jogo duplo com as palavras, tanto no gosto, e sobre o que queremos representar”

Depois de ouvir sobre o processo criativo deles, só consigo pensar: Será que eu poderia participar da próxima? Deve ser bacana demais acompanhar o embrião dessa ideia e depois ver ele no mercado sendo consumido por milhares de pessoas que são transportadas para dentro dessa história.

Não é por acaso que a cervejaria recebeu Medalhas de Ouro e de Platina no Mondial de la Biere em 2018 e 2019, por duas de suas cervejas, Gone Mad e Timeless Porter. Mas segundo Chad, a verdadeira diferença é o apoio do público tanto para Wonderland como marca, quanto como para o mercado de cerveja artesanal.

A Wonderland Brewery é uma cervejaria Cigana e produz suas receitas na fabrica Lagos em Saquarema – RJ, que tem a capacidade de produção de 700 hectolitros por mês. O volume de produção da cervejaria diminuiu bastante na pandemia, mas agora estão voltando aos poucos e readaptando-se de maneira cuidadosa.

Acabamos não falando ainda, mas o Pedro (um dos sócios fundadores) é quem desempenha o papel de mestre cervejeiro da Wonderland, que segue principalmente a escola de cerveja americana. No entanto, às vezes usam métodos tradicionais, como por exemplo, parti-gyle bastante usado por cervejarias europeias bem tradicionais.

Esse método foi utilizado em suas duas ultimas criações, abaixo o Chad resume como foi esse processo de produção:

“A gente fez um parti-gyle, usando o mesmo malte para tirar dois mostos de gravidade diferentes. O primeiro mosto retirado foi para uma Imperial IPA, a Poacher, com teor alcóolico mais alto e bem lupulada com Amarillo, Simcoe, Centennial e Mosaic. Era uma cerveja forte e a gente escolheu a Morsa como personagem para o rótulo.

Depois, adicionamos mais água ao mesmo bagaço, extraindo ainda mais açúcares residuais dos grãos. Assim, produzimos um segundo mosto menos concentrado, que então foi acidificado com lactobacilos e resultou em uma cerveja mais suave, uma American sour.

Para complicar ainda mais, fizemos uma brincadeira com frutas, dividimos a base dessa sour e botamos morango e goiaba numa metade para a Sour Dee, e botamos cacau e cupuaçu na segunda metade para a Sour Dum. Essas cervejas foram inspiradas nos gêmeos Tweedle Dee e Tweedle Dum que aparecem no segundo livro: Alice, Através do Espelho . Nos eventos e em bares deixamos os consumidores fazer um blend dessas duas cervejas nos proporções que eles quiserem para chegar a um blend personalizado. Deixamos essas sours separadas para serem vendidas em barris e fizemos um blend 50/50 delas em garrafa, que chamamos de Tweedles, que tem todas as quatro frutas e é uma explosão de sabores.”

Foi só eu, ou vocês também ficaram curiosos e com água na boca imaginando como seria a experiência sensorial de degustar a Tweedles e brincar de “Blendar” as Sour Dee e Sour Dum em varias proporções diferentes?

A cervejaria ficou quase três meses sem produzir por conta da pandemia, e recentemente retomou a produção das suas cervejas de linha e já planejam novas receitas que pretendem lançar no inicio do próximo ano.

Para o futuro, também esperam expandir a distribuição de suas cervejas, em todo o país, mas sabem que esse é um processo um pouco mais lento. Para um futuro mais próximo, estão trabalhando no crescimento contínuo no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Brasília, que são os estados onde possuem maior volume de venda.

Foi maravilhoso, conhecer o país das maravilhas da Wonderland Brewery, deu até vontade de abrir uma cerveja e assistir os dois filmes sobre Alice no País das Maravilhas (os dirigidos pelo Tim Burton) e rever as atuações sensacionais do Johnny Depp (sim, sou fã dele e tenho uma coleção com mais de 50 filmes rs), mas filmes, atores e diretores talvez seja conteúdo para outro post ou blog . . . . . Ou talvez não.

Obrigado Wonderland Brewery por compartilhar um pouco da história de vocês com a gente e nos presentear com cervejas que fogem do óbvio.

Para vocês que querem conhecer ainda mais sobre eles e ver todo o portfólio de produtos, que além de cervejas, incluem taças, camisetas, abridores entre outros itens, acessem o site ou o instagram deles e divirta-se!
Até a próxima!