blog

Índice

Postagens

13 de Outubro de 2020  –  atualizado em 16 de Outubro de 2020

 – por Rafael

Sagrado Lúpulo Apresenta: Cervejaria Princeza

Está no ar o “Sagrado Lúpulo Apresenta”. A ideia é trazer uma série de materiais sobre cervejarias do Brasil, em geral não muito conhecidas no mainstream. As matérias foram elaboradas a partir de conversas e questionários respondidos pelas próprias cervejarias e, claro, a partir do nosso conhecimento e experiência pessoal. Hoje falaremos de uma cervejaria que tem o que contar, que iniciou suas atividades no século XIX e hoje passa por uma fase de resgate de sua história.

Em 1882, no Rio de Janeiro, nascia a Cervejaria Princeza Imperial. Para fazer um paralelo de quando foi isso na linha do tempo, lembre-se que a proclamação de independência do Brasil foi no ano de 1822 e que a proclamação da república foi em 1889.

Durante todos esses anos a cervejaria passou por algumas mudanças de direção/donos, além de agregar em seu portifolio outras marcas como: Black Princess, Foot-Ball Beer, Basel, entre outras. Se você se perguntou: “Black Princess, igual ao nome das cervejas do Grupo Petrópolis?” – A resposta é sim, a marca Black Princess nasceu com a Cervejaria Princeza Imperial e com a decretação da falência desta última no ano 2000 algumas marcas foram adquiridas nos anos seguintes.

Voltando a história da Cervejaria Princeza, um marco interessante aconteceu no ano de 1929 quando a cervejaria passou a pertencer à Francisco Freire d’Almeida e Affonso Freire d’Almeida. Nos anos seguintes a cervejaria cresceu inaugurando novas plantas e também aumentou seu portfólio de produtos e produção – ela era conhecida por produzir uma das melhores cervejas pretas da época.

Foi também nessa época que a relação do Marcio Almeida com a Cervejaria nasceu, os donos naquela época Francisco e Affonso eram tios do pai de Marcio, o Eduardo, que trabalhou alguns anos na cervejaria. Marcio lembra bem de uma foto do pai ao lado de um dos fermentadores da fabrica, uma foto que trás uma memória afetiva sensacional.

Marcio sempre morou em São Paulo, mas lembra das visitas que fazia ao Rio de Janeiro na casa de alguns parentes, e sempre ouvia eles falarem sobre a cervejaria, enquanto bebia um copo de refrigerante de guaraná da Princeza. Confesso que imaginei a cena aqui na minha cabeça, deve ser uma lembrança mágica.

Baseado nessas boas memórias da infância, e quase 90 anos depois que a cervejaria entrou em sua família, ele resolveu resgatar toda essa história. Um parêntese importante, é que mesmo com toda essa historia e tradição a cervejaria havia decretado falência em 2000 e desde então, é claro, não fabricava mais os seus produtos.

Então com esse objetivo na cabeça de resgatar toda essa história e trazer de volta todos os sabores e aromas maravilhosos das cervejas, ele (Marcio) começou junto com a esposa Micheli a buscar conhecimentos e meios de como retomar a produção de cervejas artesanais.

Como eles contam no site foi à partir dessa busca por conhecimentos e equipamentos para viabilizar essa retomada da produção de cervejas, que chegaram até a GH Beer em São Bernardo do Campo, onde conheceram o Giba Colevati Junior e o Helio Cesar de Moura, que na época eram o mestre Cervejeiro (Giba) e Sommelier (Helio) da GH Beeer. Após se conhecerem, e principalmente o Marcio experimentar as cervejas, não restou dúvida que estavam no caminho certo e juntos resolveram recriar a belíssima história da Cervejaria Princeza.

Hoje o propósito que os guiam, nas palavras do Helio, é: “nosso propósito não é simplesmente fazer a melhor cerveja do mundo, mas sim fazer deste mundo um lugar melhor para podermos apreciar as nossas cervejas”.

Hoje a cervejaria conta com uma fábrica própria aqui em São Paulo e possui 6 diferentes estilos de cerveja em seu portfólio, todas envasadas em garrafas de 500ml. A fabrica tem capacidade de produção de aproximadamente 5 mil litros por mês.

A inspiração das receitas vem da experiência particular das pessoas envolvidas na produção, do aprendizado, de erros e acertos – isso serve como uma guia para que façam suas produções. A primeira receita que lançaram no mercado foi a Princeza IPA uma cerveja moderadamente forte que apresenta características consistentes do uso de maltes e lúpulos especiais, conta com 6,2% de teor alcoólico e 75 IBUs.

O Giba comanda a cozinha da Princeza, e segue o que a cervejaria preza, que é ter excelência em cada passo do processo produção, tendo assim um produto de qualidade no final. A sua última criação foi a Princeza Passionfruit uma cerveja clara, leve e refrescante com um excelente e delicioso sabor cítrico do Maracujá, essa cerveja tem apenas 3,0% de teor alcoólico e 10 IBUs.

Hoje a cervejaria distribui suas cervejas por todo território nacional através do seu e-commerce, e o maior volume de vendas está concentrado aqui em São Paulo. Por falar nisso, quem mora ou esta de passagem em SP consegue marcar uma visita para conhecer mais sobre o processo de fabricação deles, porém devido ao cenário de pandemia eles suspenderam as visitas, mas pretendem retomar assim que tudo passar. Você consegue entrar em contato com eles através do instagram da cervejaria.

Os principais planos da cervejaria são aumentar o seu volume de produção cada vez mais e consequentemente alavancar seu volume de vendas. Com toda a história atrelada ao nome da cervejaria, esse olhar para a qualidade das cervejas e essa retomada cheia de lembranças afetivas, a Cervejaria Princeza tem tudo para crescer e estar em ainda mais evidencia num futuro bem próximo.


E aí, o que acharam da matéria?

Já conheciam a Cervejaria Princeza?