17 de Maio de 2020
To Øl – Sundowner avaliada em 13 de Março de 2017, por Rodrigo Caravita
Wbeer
330 ml
nº
64
Cerveja Session IPA, ou então uma White Session IPA, com trigo e aveia, bem aveludada.
Cerveja recebida pelo clube do Wbeer, quando ainda existia, que depois de uma série de aquisições e fusões se tornou o clube do malte (se não me engano). Não sei como está o clube atualmente, porque deixei de assinar antes das mudanças, quando tive que passar um tempo fora do Brasil por motivos de trabalho. De qualquer forma, eu gostava muito do clube, sempre buscando trazer cervejas diferentes, renomadas e novidades, por um preço acessível à época – algo como 40 reais para receber 2 cervejas mais uma revista.
Essa cerveja é muito interessante. Com malte de trigo e com a adição de aveia, é uma cerveja difícil de se encaixar em seu estilo, podendo variar entre uma White IPA e uma Belgian IPA, principalmente pelo caráter do fermento que remete a uma pegada mais belga.
Na aparência, temos um âmbar claro, com creme médio e de média persistência, e com a formação de algum belgian lace. Bolhas médias. Levemente turva.
Já no aroma, um leve toffee, mesclado com casca de pão, pinho, grapefruit (toranja) e também um pouco de alcaçuz.
No sabor, destaque para o alcaçuz e notas ligeiramente mentoladas, equilibradas claro, pelas notas cítricas e levemente amargas, com mais destaque aos caracteres herbais do lúpulo. Uma cerveja leve, refrescante e bem aveludada, muito provavelmente por conta da aveia presente. Altíssima bebabilidade (drinkability).