cervejas

Ale

Dinamarca

To Øl

4.5% ABV

White IPA   Belgian lace   Aveia   Trigo  

Água, malte de cevada, malte de trigo, aveia, lúpulo e levedura.


64

13/03/2017

A To Øl, como já dissemos na página da cervejaria, se caracteriza por ser extremamente inventiva, fazendo uma diversidade muito grande de estilos, muitos dos quais são difíceis de se encaixar em uma ou outra categoria. Essa cerveja é um exemplo disso. É uma Session IPA, certamente, mas, com o uso da aveia e do trigo, acabou ficando quase uma White Session IPA. Além disso, tem bastante a presença do fermento, e um funky notável, o que também poderia colocá-la na prateleira junto com Belgians IPAS. Em suma, uma cerveja diferente e que, com certeza, vale a pena.

A cerveja, degustada em 2017, já não faz mais parte da linha de cervejas da To Øl, que muda constantemente – isso tem suas vantagens e desvantagens obviamente. Entre as vantagens, não paramos de ter novidades. Entre as desvantagens, não podemos encontrar mais a cerveja disponível, e a avaliação aqui presente acaba cumprindo um papel de registro histórico – o que não deixa de ter seu valor.

Vale a pena mencionar ainda a arte do rótulo e o nome da cerveja. Em inglês, sundowner pode remeter tanto a um aperitivo, diretamente relacionado com o entardecer, como também pode dizer respeito ao próprio entardecer. Por fim, e é a isso que o rótulo parece aludir (junto com o pôr do sol), é também o nome de uma síndrome, na qual o indivíduo fica mais irritado e confuso na medida em que o dia progride, sendo associada com episódios de demência.