20 de Abril de 2020
Lindemans – Faro avaliada em 23 de Fevereiro de 2019, por Rodrigo Caravita
250 ml
nº
58
Cerveja do estilo Faro Lambic, trata-se de um blend de lambics mais velhas e uma mais jovem com adição de candy sugar (caramelo).
A Faro, como já disse na página do estilo, é, basicamente, uma Lambic com adição de açúcar. Um estilo histórico, pouco reproduzido, que era tomado como um “revigorante” por agricultores e camponeses, depois de dias extenuantes de trabalho no campo.
Essa daqui tem o aroma perceptível de uma Lambic, característica da chamada fermentação espontânea ou selvagem. Notas de couro de animal e estábulo, basicamente. Mas elas aparecem um pouco ocultadas pelo aroma extremamente doce do candy sugar que é utilizado na receita. Além disso, podemos perceber cm destaque notas de cereja e frutas vermelhas.
No sabor, o azedo (assim como a acidez) característico do estilo também acaba escondido pelo doce, lembrando, segundo minha esposa, um Biotônico Fontoura – famoso tônico dos anos 90 no Brasil.
Corpo leve, carbonatação média. Um bom exemplar do estilo, clássico, quase único, dado a dificuldade de encontrá-lo, principalmente fora da Bélgica, engarrafada e vendida comercialmente. Pessoalmente o dulçor me incomoda um pouco, mas eu não sei avaliar o quanto é realmente característico do estilo e o quanto poderia estar melhor equilibrado.
De qualquer forma, é uma receita que vai muito bem com sobremesas e também num dia mais quente, especialmente para quem quiser começar a se aventurar no mundo das cervejas ácidas/azedas feitas com leveduras selvagens.