Uma cerveja relativamente nova no mercado, fundada em 2010, da Dinamarca (país sem, digamos, tanta tradição no cenário de cervejas artesanais), mas que em pouco tempo caiu no gosto do público e se tornou uma das mais renomadas e inventivas cervejarias da atualidade. A To Øl conta com uma linha extensa de cervejas, infelizmente com uma parcela dela apenas disponível no país, e nem sempre encontrada com tanta facilidade.
Aqui cabe um pequeno parenteses. Apesar de, como disse, a Dinamarca não ser, historicamente (ainda), uma grande referência no cenários das cervejas artesanais (como Bélgica, EUA, Alemanha), mais ou menos na mesma época da To Øl nasceu outra cervejaria super premiada e também inventiva, a Mikkeler. Seus fundadores eram amigos, Tobias Emil e Tore Gynther da To Øl e Mikkel Borg, da Mikkeler.
De acordo com o próprio site da cervejaria, “To Øl é uma visão de Tore Gynther. Começando como um projeto de fabricação de cerveja em casa em 2005, a To Øl foi permanentemente estabelecida em 2010, trabalhando como uma cervejaria cigana que emprestava outras capacidades de reposição de cervejarias para a década seguinte. Em 2019, assumimos uma antiga fábrica de alimentos na parte ocidental da Zelândia, na Dinamarca, onde estamos montando um centro de cervejaria e bebidas artesanais. To Øl City é o nome do lugar.”
Mais um parenteses. Øl significa cerveja em dinamarquês. Sabemos bem como no imaginário popular (não sei confirmar a validade histórica do fato), os vikings – a chamada “era viking” se estendeu entre os anos 709 a 1.066 d.C. – ficaram famosos pela sua relação com a cerveja (e particularmente com o hidromel, bebida que também começa a cair no gosto do público brasileiro).
Voltando a cervejaria, mais precisamente a sua nova planta cervejeira, a instalação é um terreno de 150.000 m2 com edifícios de 26.600 m2. Além disso, eles tem investido pesado para que o local se torne um grande coletivo de produtores de bebidas artesanais diversas, além da cerveja, como cidra, kombucha, destilaria de rum etc. A história da cerveja, como veremos abaixo, é fantástica, alcançando o topo das melhores cervejarias do mundo em pouquíssimo tempo após sua fundação – e, cabe lembrar, funcionando como cervejaria cigana a maior parte do tempo.
História e prêmios
De acordo com o site da cervejaria, “a To Øl é uma jovem cervejaria dinamarquesa de cerveja artesanal fundada em 2010. Quando a To Øl foi fundada, estávamos cansados de cervejarias com cem anos de reivindicação de território apenas devido à idade avançada – em vez disso, queríamos dar um pouco de juventude à cerveja. No To Øl fazemos cervejas contemporâneas. Fabricamos uma ampla variedade de cervejas potentes, provocantes, frescas e florais; cervejas hoppy, equilibradas e complexas, claras, escuras, fortes e simples. Fabricamos as cervejas que queremos beber e trabalhamos para fazer as melhores cervejas do mundo. Nós nunca comprometemos o sabor e o equilíbrio e continuamos forçando os limites de uma excelente produção de cerveja.
Em 2005, os fundadores da To Øl, Tore Gynther e Tobias Emil Jensen, eram jovens armas estudando em uma escola de democracia direta em Nørrebro, Copenhague – Det Fri Gymnasium. Eles piratearam as instalações da cozinha da escola durante o horário de fechamento e começaram a transformá-lo em um laboratório de fabricação de cerveja. Os maltes eram triturados, as folhas de lúpulo fervidas, e o fermento adicionado e borbulhado nos frascos de laboratório. Em resumo: a busca por potentes cervejas de qualidade havia começado. A To Øl lançou a primeira cerveja comercial em 2010 e a cervejaria To Øl foi fundada. Logo a cervejaria entrou na lista das 100 melhores cervejarias do mundo da Ratebeer em 2012 – e em 2014 a Tol foi premiada com a 9ª melhor cervejaria do mundo. Muitas coisas loucas aconteceram desde o primeiro lançamento, mas até os namorados do ensino médio se afastam e, no início de 2017, Tobias Emil Jensen saiu do To Øl para trabalhar em outros projetos.”