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01 de Março de 2021  –  atualizado em 05 de Março de 2021

 – por Rafael

Sagrado Lúpulo Apresenta: Utopia Cervejas

Está no ar o “Sagrado Lúpulo Apresenta”. A ideia é trazer uma série de materiais sobre cervejarias do Brasil, em geral não muito conhecidas no mainstream. As matérias foram elaboradas a partir de conversas e questionários respondidos pelas próprias cervejarias e, claro, a partir do nosso conhecimento e experiência pessoal. Hoje falaremos de uma cervejaria de São Paulo que nasceu para produzir cervejas tão boas que nem parecem realidade.

A história da Utopia Cervejas começou em São Paulo em 2015, foi fundada por Riccardo V. Morici (ex-Vice Presidente de Marketing da Kaiser/ Heineken no Brasil) e Rafael Oliveira. Posteriormente, Milton Bonservizzi se juntou ao grupo.

Como toda boa história, ou pelo menos as melhores, a Utopia nasceu de uma paixão e de muita força de vontade. O Riccardo sempre foi um apaixonado por cervejas mesmo antes de trabalhar na Kaiser/Heineken. Ele contou pra gente que no início dos anos 90 chegou a possuir uma coleção com mais de 400 latas de cervejas importadas, fruto de viagens ao exterior, em uma época em que as importações eram praticamente inexistentes no Brasil. Muita gente que esta lendo isso se identificou né? Quem tem uma coleção de itens cervejeiros por ae, dê o primeiro gole (risos).

Voltando para a história, já trabalhando como consultor e sentindo falta de participar mais ativamente desse mundo, e sabendo que o Rafael também era uma apaixonado pelo tema (desenvolvia suas próprias receitas em casa), decidiram tomar uma decisão, nas palavras do Riccardo :

”. . . juntamos a fome com a vontade de comer (ou será beber?). Mais tarde, o Milton conheceu o projeto e, como tinha vontade de empreender, se juntou ao grupo.”

Abrindo um parêntese , Riccardo e Milton se conheceram na época da faculdade, quando eram alunos do curso de Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP.

O nome Utopia vem dos termos gregos ou (negação), topos (lugar) e ia (estado), ou seja, um lugar não existente, ideal e harmônico. A palavra foi imortalizada no livro de Thomas Morus de 1516, a partir dessa obra, a palavra “utopia” tornou-se sinônimo de uma sociedade ideal, embora de existência impossível. Fazendo uma pesquisa “rápida”, algumas fontes consideram que muitas das características da ilha descrita por Morus no livro , baseiam-se na vida em mosteiros, tenho quase certeza que faziam cervejas nessa ilha (utópica) e será que eram cervejas de abadia? (espero que tenham dado risada rs)

Voltando a historia da cervejaria (mais uma vez rs), não sei se notaram, no logo e rótulos da cervejaria há um apanhador de sonhos, e isso também tem um significado, que o Riccardo nos explicou:

“Enquanto na Europa Thomas Morus escrevia Utopia, uma sociedade perfeita, sonho esse ainda presente em nosso imaginário, do outro lado do oceano os índios Ojibwe acreditavam que decifrar os sonhos era uma parte fundamental da vida. Para isso, possuíam um amuleto, o Filtro dos Sonhos, que selecionava apenas os sonhos bons, em uma verdadeira utopia do Novo Mundo. Por acreditar que todo bom sonho merece ser vivido, nós também utilizamos esse amuleto”

A escolha do nome e também a criação do logo, pela cervejaria, é uma homenagem a uma linha de cervejas artesanais tão boas que nem parece realidade!
Ao perguntar a um dos sócios sobre os valores da Cervejaria, ele nos disse:

“Nossos valores são honestidade, integridade e máximo respeito por consumidores e clientes. Nossa missão é a de nos divertirmos oferecendo cervejas que nossos amigos e clientes adoram, e que tenhamos orgulho de produzir, cuidando da sustentabilidade do negócio, de quem aposta na gente e da sociedade.”

A Utopia tem uma estratégia de marketing e de produto, muito alinhada as exigências de seus clientes, e sempre apresentam diferenciais em suas cervejas, como por exemplo: a American Pale Ale deles tem polpa de maracujá, a India Pale Ale possui limão-siciliano e a Irish Stout vem com extrato de avelã.

Atualmente a cervejaria é cigana, fazendo sua produção no interior de São Paulo, o modelo de negócio deles prevê uma operação terceirizada: produção, transporte, vendas, mídia e contabilidade, porém a coordenação e algumas tarefas produtivas são executadas pelos sócios, assim como o planejamento estratégico, finanças e marketing.

Os dois primeiros estilos que a cervejaria lançou foram a American Premium Lager e a American Pale Ale. Suas receitas nasceram de muita pesquisa de mercado e após um ano desenvolvendo receitas com base em alguns produtos europeus de altíssima qualidade, passaram a fazer testes com consumidores brasileiros, e foram paulatinamente ajustando as receitas para encantar os consumidores.

Algo legal, é que o desenvolvimento das receitas foi (e continua sendo) feito em uma cozinha experimental localizada em Campo Grande, bairro da zona sul de São Paulo, onde também fica o centro de distribuição central da cervejaria. Já os testes das receitas com os consumidores, foram feitos no restaurante italiano Taormina, na região dos Jardins. Todo esse trabalho durou mais de dois anos, e é fantástico ver a dedicação e cuidado que eles tiveram e tem com os produtos que são lançados.

Hoje o Mestre Cervejeiro da Utopia é o Rafael Oliveira, um dos sócios, que antes de começar a colocar a mão na massa para produzir uma nova receita, usa como uma primeira referência as receitas de produtos campeões de qualidade em diversas partes do mundo. À partir daí, tropicalizam as receitas, com base no gosto dos consumidores das suas cervejas.

Há pouco mais de um mês eles fizeram uma alteração nos rótulos da American Premium Lager e da American Pale Ale. Os produtos são os mesmos, mas os rótulos são promocionais, e homenageiam o cinema.

A American Premium Lager agora é chamada de Blonde Fatale, homenagem à sua cor dourada e aos filmes com loiras misteriosas, como “Femme Fatale”. A American Pale Ale se chama Movie Passion, homenagem ao filme “E o vento levou” e aos filmes sobre paixão, brincando também com o maracujá da receita (passion fruit em inglês).

Um dos sócios comentou conosco, que começaram a perceber que existe um nicho de consumidores de cervejas artesanais que se interessam também por cinema, e decidiram criar rótulos que eles gostassem, além das receitas, é claro!

Quem sabe eles estendem também essa ideia para as outras receitas lançadas, e para as próximas. Vamos acompanhar!

Quando questionei o Riccardo sobre o processo de produção deles, e se eles possuíam algum diferencial, a resposta me surpreendeu e achei maravilhosa:

“Com minha mãe, a premiadíssima internacionalmente chef de cozinha Helena Morici, eu aprendi duas coisas a respeito de alimentos e bebidas: a primeira é que um grande prato deve ser feito com ingredientes da mais alta qualidade. Achar que o consumidor não vai notar ingredientes inferiores é um grande erro. E a segunda é: como o mágico, nunca revele os seus segredos. Às vezes, um pequeno detalhe faz toda a diferença!”

Me identifiquei demais com o que ele disse, ainda mais por ter a certeza que a combinação de um prato com uma cerveja cria uma experiência única e muitas vezes indescritível. Sou apaixonado por harmonizações com cervejas, preciso fazer algumas com os rótulos da Utopia!

Ainda falando sobre a produção, uma das razões de continuarem como uma marca cigana é que não querem ter restrições no volume de produção de suas cervejas, assim fica mais fácil para eles aumentarem o seu nível de produção quando necessário. Segundo eles, isso acaba trazendo muita flexibilidade em relação ao volume de produção.

É possível encontrar as cervejas da Utopia em alguns pontos de venda físicos na cidade de São Paulo, mas a estratégia de distribuição deles é voltada para o online, através de sua loja virtual , isso também trás a possibilidade de conseguirem vender e entregar seus produtos em todo território brasileiro.

Chegamos ao fim de mais uma matéria que gostei demais, é muito legal conhecer mais sobre os valores e histórias que uma cervejaria tem pra contar, isso vai muito além de saborear uma bela cerveja. Isso é poder contribuir e porque não, compartilhar de um sonho que alguém um dia ousou sonhar!

Não esqueçam de acompanhar a Utopia Cervejas no instagram .

Até a próxima!