28 de Dezembro de 2018
BrewDog – 77 Lager avaliada em 10 de Setembro de 2011, por Rodrigo Caravita
355 ml
2011
nº
34
German Pilsner da BrewDog, ou, segundo a cervejaria, uma Artisan Rebel Pilsner. Cerveja seca, fácil de beber e com um aroma bastante herbal.
Provei esta cerveja depois da Wals Pilsner, uma Bohemian Pilsner, estilo “irmão” deste. Já havia tomada vários exemplares dela na época pelos bares, já que a BrewDog estava chegando no Brasil e causando um grande rebuliço entre os cervejeiros, principalmente pela irreverência e pelas cervejas extremas. Pessoalmente, é uma cervejaria que eu admiro muito, sobretudo pela irreverência. Tomei muito entre 2010 e 2014, mas depois meu paladar começou a mudar, eu comecei a cansa da supervalorização do lúpulo e buscar outras coisas. Mas isso já é outra história.
Voltando a cerveja, tem um aroma que vai direto ao ponto, com notas de lúpulos herbais, um pouco de casca de pão e um leve cítrico. Sua cor é entre um âmbar claro e um dourado, um pouco turva demais para o estilo (mas vi exemplares depois mais claros, talvez tenham mudando um pouco o processo ou a receita).
O sabor traz um bom equilíbrio entre o dulçor, com leves notas de mel, e os lúpulos herbais, que entregam um final seco e prolongado, deixando aquela sensação bastante herbácea na boca. Uma cerveja de ótima bebabilidade (drinkability) e muito equilibrada.