A cervejaria foi fundada em 2007 por James Watt e Martin Dickie, em Fraserburgh na Escócia. Como quase toda cervejaria artesanal, eles estavam cansados das cervejas industriais e queriam fazer algo novo. Desde então a cervejaria não para de crescer. O site é bem completo e possui uma história detalhada desde 2007: quantidade de litros produzidos, quantidade de empregados, quantidades de bares. O crescimento da cervejaria é realmente impressionante.
Talvez seja uma das mais inovadoras cervejarias no meio. E também uma das mais polêmicas. Apesar de estar na Escócia, a grande maioria das suas receitas tem inspiração na escola norte americana, ou seja, muito lúpulo. A cervejaria possui uma carta de cervejas extensas, e extremas. Por exemplo, a icônica Punk IPA . E, para citar apenas uma das várias polêmicas, a luta pela cerveja mais alcoólica do mundo, entre 2009-2010, com a Brewdog lançando a “Tactical Nuclear Penguin”, com 32% ABV, depois a “Sink The Bismarck”, com 41% e por fim a “The End of History”, com 55%. Esta última teve apenas 12 garrafas produzidas, chegando a custar exorbitantes R$3000,00 e causando polêmica, sobretudo entre os defensores da causa animal, já que as garrafas vinham dentro de animais empalhados.
Hoje a cerveja conta con duas fábricas, uma em Ellon na Escócia e outra em Columbus, Ohio, EUA. Com capacidade de produção de cerca de 350 hectolitros. Conta também com mais de 1000 funcionários e o planejam abrir mais uma cervejaria na Austrália.
Algumas curiosidades
Em 2010 a cervejaria abriu o seu primeiro bar na Escócia. No final de 2018, já são mais de 50 bares no Reino Unido e 24 bares ao redor do mundo – inclusive um bar em São Paulo, inaugurado em 2014 (aqui tem uma pequena postagem sobre uma visita que fiz ao bar em 2015).
Em 2009 a cervejaria decidiu abrir a oportunidade para pessoas comprarem ações da companhia pela internet, número que continuou crescendo. Segundo os proprietários, trata-se de uma forma de trazer investimento diretamente dos consumidores e também evitar que grandes corporações façam investidas contra a empresa – ou seja, uma empresa com muitos acionistas (hoje já são mais de 70.000) dificulta que um grupo se torne sócio majoritário.
Em 2016 a cervejaria lançou uma extensa cartilha com as receitas detalhadas de todas as cervejas produzidas até então. Mais uma ação inovadora, que levou muitos cervejeiros caseiros a reproduzirem (ou tentar, pelo menos) algumas receitas clássicas: Punk IPA, Hardcore IPA, 5AM Saint etc.