glossário

Índice

Termos

A Porter é tradicionalmente uma cerveja escura, provavelmente oriunda da Inglaterra, na época de 1700. Seu nome está relacionado com os trabalhadores dor portos, que mesclavam três tipos de cerveja, provavelmente uma Old Ale, uma Pale Ale e uma Mild Ale para obter uma bebida escura e mais alcoólica. Depois do surgimento do malte torrado esta mistura foi abandonada.

É uma cerveja de corpo médio, não muito alcoólica e com um amargo moderado. Suas notas costumam remeter a café e a chocolate. A história da Porter e da Stout se mesclam, já que, aparentemente, as cervejas mais fortes e mais secas começaram a ser chamadas de Stout em 1800 na Inglaterra, e com o tempo já não havia muita diferenciação entre uma e outra. O estilo foi recuperado e expandido, gerando variações como a Imperial Porter. Os estilos mais conhecidos hoje se dividem essencialmente em quatro:

1. English Porter, a versão mais tradicional da cerveja;
2. Baltic Porter, uma porter ligeiramente mais cremosa e encorpada, em geral com adição de aveia;
3. American Porter, uma porter mais lupulada, seguindo o padrão da escola americana;
4. Imperial Porter, uma cerveja mais alcoólica, potente e lupulada (muitas vezes próxima a uma Imperial Stout, diferindo apenas por não ser tão seca e/ou complexa).

Mais informações sobre o estilo e a história aqui.

Cervejas associadas