glossário

Índice

Termos

A Bohemian Pilsner pode ser considerada o estilo pai da maioria das cervejas produzidas no mundo atualmente, as chamadas American Lager ou American Standard Lager, que incluem desde Skol a Heineken.

Obviamente este estilo é diferente. É o estilo histórico da Pilsen, como é chamada erroneamente a maioria das cervejas comerciais. Como já dissemos na página do seu estilo irmão, a German Pils, é um estilo que surge lá em 1840. Nessa época a maioria das cervejas produzidas eram de alta fermentação, ou seja, Ales, até que Josef Groll, depois da insatisfação de consumidores locais, é contratado pelo governo para uma cervejaria local e, em 1842, apresenta a primeira versão do que depois de tornaria a famosa Pilsner Urquell. Parece que muitos cervejeiros já estavam utilizando técnicas de fermentação a baixa temperatura em cavernas, o que é a origem do termo lagering (ou seja, guardar, estocar), que ajuda no processo de clarificação da cerveja, entre outras características das lagers.

Segundo o guia da BJCP, e diferente da versão alemã, produzida com “água dura” (isto é, com alto teor de minerais e sulfato), a versão Tcheca é produzida com uma “água mole”, e com predominância do lúpulo Saaz. O final tende a ser bem menos seco e arredondado, e com maior destaque ao malte também. “Leve a moderado diacetil [amanteigado, normalmente um off-flavor] e níveis baixos de ésteres derivados do lúpulo são aceitáveis, mas não precisam estar presentes”.

Características vitais

OG: 1.044 – 1.060
FG: 1.013 – 1.017
IBUs: 30 – 45
SRM: 3.5 – 6
ABV: 4.2 – 5.8%

Cervejas associadas