A German Pilsner é uma variação do clássico estilo Pilsner, que surgiu na cidade de Pilsen, atual República Checa, da antiga Checoslováquia e do mais antigo ainda Reino da Boêmia e do Império Austro-Húngaro. Mas bem, voltando a cerveja, lá pelos anos 1840 a maioria das cervejas produzidas na região eram de alta fermentação, ou seja, ales. Até que Josef Groll, depois da insatisfação de consumidores locais, é contratado pelo governo para uma cervejaria local e, em 1842, apresenta a primeira versão do que depois de tornaria a famosa Pilsner Urquell. Parece que muitos cervejeiros já estavam utilizando técnicas de fermentação a baixa temperatura em cavernas, o que é a origem do termo lagering (ou seja, guardar, estocar), que ajuda no processo de clarificação da cerveja, entre outras características das lagers.
A German Pilsner é um estilo que se difere da tradicional Bohemian Pilsner por, essencialmente, duas características principais: a água e o lúpulo. Uma água, na Alemanha, com alto teor de minerais (diferentemente da água na região da Boêmia) e o lúpulo Hallertauer em dominância, mais que o clássico Saaz utilizado na sua versão checa. O resultado é uma cerveja um pouco mais amarga e seca, um pouco mais clara mas ainda assim extremamente leve e fácil de beber.
Características segundo o BJCP
Uma cerveja amarga, de corpo leve, de cor dourada e fermentação baixa, que exibe uma excelente retenção de espuma e um aroma lupulado floral.
No aroma, um pouco de malte, com notas de mel e biscoito levemente tostado, lúpulo em destaque com notas herbais ou florais.
Aparência de cor palha a um dourado claro, brilhante, cristalina e muito límpida, com uma espuma branca cremosa de longa duração.
No sabor, destaque para o malte, porém com o lúpulo de fazendo presente, principalmente no final (que deve ser seco a meio-seco) e no retrogosto.
Ainda, segundo o guia, “os exemplares modernos tendem a ser mais claros na cor, mais secos no final e mais amargos à medida que a localização das cervejarias se desloca do Sul para o Norte da Alemanha, muitas vezes refletindo o aumento da concentração de sulfatos na água. As German Pils encontradas na Baviera tendem a ser um pouco mais suaves em amargor, com mais sabor de malte e lúpulo de finalização no caráter, e ainda assim com bastante lúpulo no acabamento para se diferenciar de uma Helles. O uso do termo “Pils” é mais comum na Alemanha que “Pilsner” para diferenciar do estilo tcheco e – alguns dizem – para mostrar respeito.
Características vitais
OG: 1.044 – 1.050
FG: 1.008 – 1.013
IBUs: 22 – 40
SRM: 2 – 5
ABV: 4.4 – 5.2%