Estilo, como nome já diz, belga. Também chamado de Strong Golden Ale. Trata-se de um estilo complexo, bastante alcoólico, em geral com alta carbonatação e com notas frutadas, segundo o guia BJCP com “preferência aos compostos fenólicos”.
Trata-se de uma cerveja histórica, produzida após a Primeira Guerra Mundial, para, sobretudo, “combater” o crescimento das cervejas Pilsner. Os dois estilos mais conhecidos, provavelmente, sejam a Duvel e a Delirium Tremens.
Vejamos um pouco do que diz o guia da BJCP sobre o estilo.
Aroma
Complexo com ésteres frutados significativos, moderadamente picante, baixo a moderado álcool e aromas de lúpulo. Os ésteres são uma reminiscência de frutas mais leves tais como pêras, maçãs ou laranjas. Moderadamente condimentada. Um baixo a moderado perfume e ainda distinto caráter de lúpulo floral é muitas vezes presente. Os álcoois são suaves, condimentados, perfumados e de baixa a moderada intensidade. Sem aromas de álcool quente ou solvente. O caráter de malte é leve e suavemente granulado doce, quase neutro.
Aparência
Cor amarela a dourada. Boa transparência. Efervescente. Espuma densa, branca, de longa duração, compacta, muitas vezes como lantejoulas, resultando em uma característica de rendado belga
(belgian lace) sobre o copo, à medida que a espuma abaixa até se esvair por completo.
Sabor
Um casamento de sabores frutados, condimentados e de álcool com o apoio de um suave caráter de malte. Os ésteres são uma reminiscência de pêras, maçãs ou laranjas. Baixos a moderadamente baixos fenóis de caráter apimentado e picante. Um baixo a moderado caráter de lúpulo picante é muitas vezes presente. Os álcoois são suaves, de intensidade baixa a moderada, e contribuem a destacar o caráter condimentado. O amargor é normalmente de médio a alto, a partir de uma combinação de amargor de lúpulo e compostos fenólicos produzidos pelas leveduras. Carbonatação e amargor substancial leva a um final seco com um retrogosto moderadamente amargo.
Comparação de estilos
Ela se assemelha a uma Tripel, mas pode ser ainda mais clara, o corpo mais leve e ainda mais límpida, além de mais seca. O final mais seco e corpo mais leve também servem para fazer proeminente o assertivo caráter de lúpulo e levedura. Tende a usar levedura que favorece o desenvolvimento de ésteres (principalmente frutas de semente) por sobre o condimentado no balanço.
Características vitais
OG: 1.070 – 1.095
FG: 1.005 – 1.016
IBUs: 22 – 35
SRM: 3 – 6
ABV: 7.5 – 10.5%