Muito conhecida pela sua sigla, ESB, que na verdade é uma cerveja específica (e registrada, portanto) da cervejaria Fullers. No guia BJCP de estilo aparece como uma Strong Bitter. Trata-se, simplificando muito, de uma English Pale Ale mais amarga e levemente mais alcoólica.
Ainda segundo o guia, é um estilo bastante amplo e que permite uma variedade grande de interpretações. “Aroma de lúpulo moderadamente alto a moderadamente baixo, geralmente com notas florais, terrosas, resinosas e/ou com caráter frutado. O aroma de malte é de médio a médio-alto, opcionalmente, com um baixo a moderado componente caramelo. Ésteres frutados de intensidade média-baixa a média-alta. Geralmente diacetil [aroma de manteiga, ou, mais especificamente “cheiro de pipoca sabor manteiga para micro-ondas”] não está presente, embora seja permitido em níveis muito baixos”.
No sabor, “amargor médio a médio-alto, com sustentação em sabores de maltes evidentes. O perfil de malte é geralmente de pão, nozes, biscoito, leve tostado e, opcionalmente, tem um sabor moderadamente baixo a moderado de caramelo ou toffee. Sabor de lúpulo moderado a moderadamente alto, com caráter tipicamente floral, terroso, resinoso e/ou frutado. Amargor e sabor de lúpulo devem ser notados, mas não devem dominar totalmente os sabores de malte. Ésteres frutados moderadamente baixos a altos. Opcionalmente pode ter baixos níveis de álcool. Final semi-seco a seco”.
Características vitais
OG: 1.048 – 1.060
FG: 1.010 – 1.016
IBUs: 30 – 50
SRM: 8 – 18
ABV: 4.6 – 6.2%