glossário

Índice

Termos

Se for pra fazer uma tradução do estilo teríamos algo como um “inverno mais quente”. Mas, afinal, o que seria “um inverno mais quente”? Justamente, uma cerveja que seja capaz de nos aquecer no inverno. Segue uma ótima explicação retirada daqui.

Para simplificar, o termo Winter Warmer é um rótulo genérico usado para descrever muitas sazonais de inverno. Preferimos pratos mais leves que nos esfriam no verão, por isso é claro que essas cervejas foram criadas para nos aquecer durante os dias mais frios. Historicamente, existem duas bases que influenciam este estilo, a Wassail com especiarias ou a Strong English Ale.

Tanto quanto podemos dizer, a diferença central entre os dois é a escolha da especiaria. A Wassail apresenta aromas clássicos da velha escola através de noz-moscada, pimenta da Jamaica, cravo e outras especiarias culinárias; a Strong English Ale se concentra em um tempero mais moderno – o lúpulo.

É um pouco inútil tentar encontrar uma história de origem para essas cervejas, porque elas são tão antigas quanto Moisés. Às vezes, elas são chamadas de Christmas ou Winter Ales, às vezes envelhecem em barris e muitas vezes apresentam açúcares adicionados, como maple syrup, melaço, ameixas, passas e muito mais. Muitas vezes, essas cervejas são servidas sozinhas como um deleite para si mesmas, mas muitas podem ser uma ótima companheira para carnes como peru, presunto ou rosbife, ou mesmo uma abóbora com especiarias, ou torta de maçã. O ABV pode variar de 5,5% a 8,5% e o estilo está disponível a partir de setembro, embora em geral esteja nas prateleiras até o início de janeiro, quando a loucura das festas diminui, exigindo menos bebida para sobreviver.

Cervejas associadas