Cream Ale é um estilo americano de cerveja que surgiu no final do século 19, como uma variação das populares Pilsners. Com a proibição da produção e comércio de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, que ocorreu entre 1920 e 1933, o estilo começou a ser produzido no Canadá, onde os cervejeiros desenvolveram novas receitas. Com o fim da proibição, o estilo voltou a ganhar popularidade nos EUA e ambos os países continuam a produzi-lo até hoje.
As chamadas de Cream Ale são fabricadas em altas temperaturas, como as Ale, mas geralmente utilizam leveduras Lager. Ingredientes como milho e arroz são muitas vezes utilizados para clarear seu corpo, o que resulta em uma coloração que vai desde pálida até dourada.
O sabor tem um toque de malte, juntamente com um aroma adocicado que vem do milho. A amargura é sutil, mas bastante equilibrada com o sabor maltado. Elas geralmente são servidas em temperaturas baixas e com alta carbonatação. Um ótimo exemplo dessas cervejas é a americana Horny Goat Exposed Cream Ale, uma cerveja suave feita com maltes claros que também leva trigo e aveia em sua receita.
No Reino Unido, o termo “Cream Ale” ou “Smooth Ale” também é utilizado para descrever cervejas sem nitrogênio que possuem uma espuma densa e cremosa, apesar da pouca relação entre essas e as versões americanas.
Fonte: Blog Cervejaria Virtual.