glossário

Índice

Termos

O relato de suas origens variam, mas a maioria concorda que o que mais tarde ficou conhecido como IPA era uma pale ale preparada para expedição para a Índia no final de 1700 e início dos anos 1800. Dizem que a administração britânica na Índia requisitou cerveja ao Império, porém as cervejas clássicas inglesas estragavam na viagem. Decidiram então adicionar um pouco mais de álcool e lúpulo as clássicas Pale Ales britânicas de forma a aguentarem a longa viagem de barco até a Ìndia. Surgia assim a India Pale Ale.

Tal como acontece com todas as cervejas inglesas com uma longa história, a popularidade e a formulação do produto mudaram ao longo do tempo.

As cervejarias de Burton, com sua água rica em sulfatos foram capazes de desenvolver IPAs com sucesso e começaram seu domínio neste mercado na década de 1830, época em que o nome India Pale Ale foi usada pela primeira vez.

A intensidade e a popularidade diminuíram com o tempo e o estilo quase desapareceu na segunda metade do século 20.

O nome muitas vezes foi usado para descrever cervejas claras e amargas, sem nada de especial (uma tendência que continua em alguns exemplos britânicos modernos).

O estilo foi submetido a uma redescoberta da cerveja artesanal na década de 1980, e é o que é descrito neste Guia de Estilos.

Exemplares modernos são inspiradas nas versões clássicas, mas não deve pressupor terem uma linhagem ininterrupta, com o mesmo perfil exato.

White Shield é provavelmente o exemplo com a linhagem mais extensa, atribuída a forte Burton IPA de antigamente, e foi produzida pela primeira vez em 1829.

Atualmente o estilo se divide em uma enormidade de sub-estilos e variações. Temos as clássicas English IPA, em geral com lúpulos mais terrosos e/ou resinosos, de caráter mais herbal; a American IPA, com lúpulos mais cítricos e frutados; Imperial IPA – cervejas mais potentes em termos alcoólicos; as Session IPA, mais leves e atenuadas, tanto em álcool como em amargor; Belgian IPA… e por aí vai. Todo um universo desse que é, com toda a certeza, o estilo mais consumido e querido de cerveja artesanal no mundo atualmente.

Fonte: BJCP

Cervejas associadas