blog

Índice

Postagens

12 de Junho de 2020

 – por Rafael

Sagrado Lúpulo Apresenta: Three Hills Cervejaria

Está no ar mais um post da série “Sagrado Lúpulo Apresenta”. A ideia é trazer uma série de materiais sobre cervejarias do Brasil, em geral não muito conhecidas no mainstream. As matérias foram elaboradas a partir de um questionário respondido pelas próprias cervejarias e, claro, a partir do nosso conhecimento e experiência pessoal. A primeira da série pode ser conferida aqui.

Hoje é dia de falar sobre a Three Hills Cervejaria, o nome é gringo, mas a cervejaria é brasileiríssima. Já ouviu falar do Eisenbahn Mestre Cervejeiro? Caso não conheçam, é um reality show sobre produção de cervejas, onde o campeão tem sua receita produzida pela Eisenbahn e distribuída por todo o Brasil. Ano passado (2019) aconteceu a edição 10 do programa – a 3ª como reality, já que as primeiras edições foram feitas de forma convencional, isto é, os participantes enviavam as receitas de um estilo previamente definido para julgamento.

Mas você deve estar se perguntando, por que raios você está falando disso?

Eu te respondo, a Three Hills tem como Mestre cervejeiro o Ivan Tozzi, ganhador da edição de 2017 do programa com sua receita de uma American Pale Ale. Lembro um pouco da final do programa, com o “juri” composto por participantes da Oktoberfest de Blumenau. Eles bebiam as duas cervejas finalistas e votavam na que mais gostavam. Se não me engano a diferença foi bem apertada, mas a APA do Ivan levou a melhor.

A Three Hills foi fundada em Junho de 2019 na cidade de São Paulo, pelo Ivan e sua sócia Nathalie Velasques, mas eles consideram que o nascimento da cervejaria aconteceu no dia 10/07/2019, quando ocorreu o lançamento de seus primeiros rótulos.

O nome da cervejaria surgiu da participação do Ivan no reality show Eisenbahn Mestre Cervejeiro. Na época quando ele ganhou o programa, precisava dar um nome para a cerveja que seria produzida pela Eisenbahn.

Então ele resolveu homenagear a cidade de Franca, no interior de SP, a cidade foi construída sobre 3 colinas e muita gente por lá ainda chama a cidade de 3 colinas. Para o nome ficar mais interessante, ele resolveu colocar em inglês, assim nasceu a Three Hills.

A cervejaria busca transmitir o conceito de uma marca moderna, clean, objetiva, responsável, inclusiva e familiar. A marca se posiciona a favor das questões de gênero e responsabilidade social entendendo o papel da mulher no mercado cervejeiro como protagonista na escolha de produtos e nas tendências.

Por ser uma cervejaria cigana ela não possui funcionários e trabalham de acordo com a demanda e os lançamentos. Hoje produzem na Startup, bastante conhecida por produzir os rótulos Juan Caloto, UX Brew e Unicorn.

Atualmente distribuem suas cervejas para todo o Brasil através da venda online. Em São Paulo ainda está concentrada o maior volume de vendas, porém já chegaram à bares no Maranhão, Mato Grosso e Paraná.

Todas as receitas que lançaram surgiram na casa do mestre cervejeiro. Foram produções que ele fez na panelinha, levou para discussão e avaliação e então decidiram produzir. É claro que eles sempre levam em conta para produção uma receita que possa ser comercialmente interessante para o público-alvo.

Os rótulos estão tomados por flores – cada latinha é uma flor diferente. Essas flores foram desenhadas à mão pelo tatuador Kaique Miranda. Somado as flores, eles escolhem as cores que estarão no rótulo e o nome. Todos esses aspectos são pensados levando em consideração o estilo da cerveja e qual mensagem gostariam de passar com ela.

Falando em receitas, o primeiro rótulo lançado por eles foi a Mila, uma Russian Imperial Stout com adição de café, nibs de cacau e baunilha, “sim eles começaram com uma RIS (sensacional)”. O nome Mila é uma homenagem à esposa do Ivan, mestre cervejeiro, ela se chama Michele (carinhosamente chamada de Mila pela família). Outra curiosidade, é que o café usado na produção veio da região da Alta Mogiana, ou seja, da região de Franca (3 colinas).

A única cerveja que tive o prazer de experimentar deles foi a Helena, uma Cream Ale sensacional, uma das melhores do estilo que já tomei. Experimentei ela durante o Sllow Brew 2019. Eles estavam em um setor de cervejarias estreantes e o stand sempre estava cheio.

O último rótulo lançado foi Alice, uma ESB bem clássica nos moldes das cervejas inglesas. Foi uma receita criada pelo Ivan no balcão de um bar na região do Tatuapé, zona leste de São Paulo, que depois foi usada em um curso que ele lecionou sobre produção de cerveja.

Como podem notar, os nomes das cervejas da Three Hills sempre levam o nome de uma mulher. Essa é a forma que a cervejaria encontrou para homenagear as mulheres.

Um dos grandes orgulhos da Three Hills é o posicionamento que possuem em relação à mulher no meio cervejeiro, e não apenas no meio, mas como uma profissional. Eles têm como missão difundir esse posicionamento e tentar acabar com o machismo que ainda reina no mercado cervejeiro.

A cervejaria tinha muitos planos para esse ano, mas por conta da pandemia, tiveram que rever grande parte deles. Um que já estava bem avançado era o relançamento da Mila para comemorar o primeiro ano da cervejaria. Outros dois rótulos também estavam previstos para serem lançados em breve, mas por agora preferiram adiar um pouco os planos.

Particularmente, gostei demais de falar um pouco sobre a Three Hills, acho muito bacana o posicionamento de marca que eles possuem, e o carinho e simpatia com que tratam seus clientes. Sempre escuto a galera falando superbem das cervejas que produzem e da atenção que dão ao público nos eventos em que participam.

Já conheciam a Three Hills? O que acharam da matéria?

Saúde!