avaliações

Índice

Avaliações

24 de Julho de 2021

1824 Imigração – Hibiscus Lambic  avaliada em 12 de Junho de 2020, por Rodrigo Caravita

Cervejoteca Campinas

R$ 39,00

375 ml

2019

aroma

99999(9)

aparência

8.88.88.88.88.8(8.8)

sabor

99999(9)

sensação

8.98.98.98.98.9(8.9)

conjunto

8.78.78.78.78.7(8.7)

8,9


77

Hibiscus LambicMista, Selvagem ou Indefinida Lambic Brasil Ácida Toffee Frutas vermelhas Groselha Salgada Funky Bretta Belga Sour Fermentação selvagem 5% ABV 3 IBU Água, malte de cevada, malte de trigo, lúpulo, levedura e hibisco.

Cerveja de fermentação mista com adição de Hibisco

Veja mais

Garrafas numeradas. Essa foi a de número 221, da safra de 2019. Não sei se já disse aqui, mas Lambic é meu estilo favorito de cerveja. A fermentação selvagem e toda a complexidade que ela trás – num processo muito simples (que não quer dizer fácil) e histórico de produção de bebidas.

O cenário de fermentação selvagem está numa crescente nos últimos anos no Brasil: vinhos naturais, pães e, obviamente, cervejas. Mas há muita coisa a ser explorada ainda e, no universo das cervejas, pouca gente se aventurando ainda. Fica a dica, haha.

Mas, vamos a esta cerveja em si, que me impressionou demais, diga-se de passagem. Coloração âmbar, com creme levemente avermelhado, com pouca retenção e formação, como característico do estilo.

De cara me lembrou muito uma Flanders Red Ale (acabei de notar que não avaliei nenhuma desse estilo ainda, mas é um estilo incrível, com um paladar mais fácil do que uma Lambic e super refrescante – a mais clássica é a Rodenbach), com características mais “atenuadas” do que seria uma Lambic clássica. Talvez um pouco mais próximo de uma Fruit Lambic.

Pra quem não está familiarizado, dá lá uma lida no estilo Lambic, mas trata-se de uma cerveja de fermentação espontânea em tanques abertos e com uma gama grande de leveduras (a mais conhecida é a Brettanomyces). Tudo isso traz uma complexidade de notas à cerveja, que deve ser azeda, de baixo teor alcoólico e sem destaque do lúpulo. Em geral as notas, estranhas para quem não está acostumado, remetem a estábulo, couro de animal, suor de cavalo, notas amadeiradas e às vezes defumadas.

Nesta aqui, as notas clássicas difíceis de definir, de estábulo e couro, estão acompanhadas de um leve aroma de groselha (por conta das flores de de hibiscus, obviamente) e também de algum leve toffee. Algo também de frutas vermelhas.

No sabor, temos um punch (o famoso soco no estômago) de azedo e ácido, mas sem agredir, muito bem equilibrado com o frutado e também com um leve salgado que traz a cerveja. Corpo médio-baixo. Carbonatação média. Tudo como manda o figurino. Uma excelente cerveja, incrível, na lista das melhores nacionais, com certeza. Vale cada centavo.

Outras cervejas interessantes

Perigosa

Ale Brasil

9.2% ABV

Horn Dog

Ale EUA

10.2% ABV